outubro 16, 2003

JAZZ FEMALE SINGERS

Causa-me um certo desânimo este entusiasmo mediático que se transpõe em discos de ouro, grammies e outros que tais à volta de cantoras como Diana Krall, Jane Monheit ou Norah Jones. Confesso a minha incompatibilidade de estimação com a primeira. Estou até convencido de que, não fora ela loura e bonitinha, estaria a ganhar a vida no circuito de bares e night clubs americano. Nas três, a produção muito cuidada, a lisura dos arranjos, a escolha dos temas, tudo muito profissional, muito perfeito, muito vendável, esconde a ausência do essencial: a alma.

Ouçam-se as gravações com debilidades técnicas da Billie Holiday em que, mesmo com a voz semi-destruída dos últimos anos, se nota em cada frase uma profunda emoção, uma torrente de sentidos e sentimentos. Ouça-se, por exemplo Sarah Vaugham. Ouça-se ainda Ella, de preferência as gravações dos últimos 10, 20 anos de carreira (quantas estrelas de hoje se atreveriam ao improviso de "Mack the Knife" do concerto em Berlim?). E goze-se com a diferença.

Estou a ouvir Helen Merrill. Tive de parar de fazer o que estava a fazer e obedecer a uma imperiosa vontade de partilhar este prazer. O intróito serviu apenas para contextualizar o que vou dizer a seguir:

Deixem as Krall deste mundo nos fundos das discotecas e esgotem os stocks de "Music Makers"!

(Helen Merril / Gordon Beck / Stephane Grapelli / Steve Lacy - "Music Makers" - Universal Music France, 1986)

2 comentários:

Tiago disse...

Camarada, concordo plenamente.
Devo admitir que comecei a me aproximar das "jazz ladies" via Ms. Krall - ainda gosto de sua versaão de "Cry me a river". O contato com as grandes, no entanto, faz parecer que as novas cantam as músicas como que apenas foneticamente, sem perceber o que dizem. Para mim, um dos melhores exemplos disso é a versão de "someone to watch over me" de Blossom Dearie comparada à de qualquer outra cantora - essa última cantora, muito espirituosa...

Abraço,

Tiago.

Lurian disse...

Ah as jazz female singers!!! Bons tempos de Ella, Sarah, Dinah, Helen Merril, Julie London... As novats não passam de 'show de calouros'!