janeiro 12, 2004

O EXPRESSO NIEMEYER

Ainda não percebi se é o Expresso que, aproveitando as mudanças gráficas entrou num PTEC (Processo de Tabloidização em Curso) ou se a Arquitectura já alcançou o patamar do futebol, atingindo foros de especulação idênticos. Qualquer que seja a explicação a notícia de primeira página relativa à Catedral de Lisboa e a Oscar Niemeyer é uma palhaçada.

Em nenhum ponto do desenvolvimento justifica o jornalista a afirmação do título - segundo o mesmo, PSL apenas respondeu "seria uma boa ideia" à sua pergunta. Concluir que o convite já vai a caminho, parece uma daquelas manchetes encomendadas pelos empresários futebolistícos aos jornais desportivos. Neste caso, o empresário poderia ser o PCP: afastado do poder lisboeta, procuraria através do Expresso, forçar a candidatura e a escolha de um arquitecto "dos seus", deixando assim na cidade, uma marca que o seu exercício do poder não conseguiu.

O único óbice a esta movimentação, parece ser o arquitecto escolhido: ainda que brilhante, está pouco na moda mediática e tem a mania de deixar um cunho ideológico nas suas obras (vejam-se, por exemplo, o monumento a JK ou o memorial da América Latina), : olha se o homem se lembra de estilizar uma foice e um martelo na torre da catedral? Livra!

Sem comentários: