novembro 07, 2003

VIVA ESPANHA

O Viva Espanha "linkou-me" (ò Professor Malata Casteleiro: fica melhor lincou-me ou ligou-me?) à sua página.

Nem de propósito. Penso, desde há dois dias em escrever um post acerca das virtudes das instituições espanholas - das quais a mais recente (a "indigitada" princesa das Astúrias) me parece ser paradigmática - em comparação com as suas congéneres portuguesas.

É simpático que uma democracia não aceite ter como seu representante máximo alguém não plebiscitado. É aborrecido quando se constata que esse mesmo representante não se mostra à altura dessa representação, seja por falta de formação, seja pela imagem que transmite ou seja pela dependência que revela em relação a grupos restritos de cidadãos.

Não estou a pensar no caso específico do actual Presidente nem dos seus antecessores. Apenas gostei de ver uma monarquia preocupada em se mostrar em sintonia com a sua época, com o país e os cidadãos que representa e a fazê-lo com estilo.

Sem comentários: