novembro 03, 2003

CONTAS

Eu que sempre me bati pelo primado da compreensão face à memorização como caminho para a aprendizagem, vejo-me a fazer um comentário a um post da Sofia no Uns e Outros que é a negação desse princí­pio.

Tenho, ao longo dos anos, assistido à crescente incapacidade das gerações mais novas do que a minha em conseguir executar mentalmente os mais elementares cálculos aritméticos. Não são só caixas de supermercado a quedarem-se imóveis à espera que a registadora debite a soma a devolver ao cliente. São crianças no ensino básico para quem uma multiplicação de 4 por outro número se revela um obstáculo intransponí­vel; alunos de liceu em estádio pré-universitário a contar pelos dedos; licenciados que se confessam "com pouco jeito para as contas"; profissionais em princí­pio de carreira cujo sucesso da actividade profissional se baseia em cálculos bem executados empacados em pormenores aritméticos. Todos estes problemas "graças" a um método de ensino que se propôs fazer compreender a mecânica de somas e multiplicações a crianças de 6, 7 anos.

Para mim, não faz sentido este medo da memorização sem explicações, da tabuada. Em primeiro lugar, porque a minha experiência de vida nunca encontrou em ninguém submetido ao método "arcaico", lesões, traumas ou bloqueios de qualquer espécie, antes uma natural capacidade para resolver "de cabeça" as 4 operações aritméticas básicas. Em segundo lugar, porque há coisas que primeiro se decoram e depois, com o passar dos anos se vão compreendendo.

Acredito que, para mentes mais fundamentadas do que a minha na ciência da pedagogia, faça sentido ensinar previamente linguí­stica a quem aprende a falar, teologia a quem aprende as primeiras orações, polí­tica a quem aprende o hino nacional. Dou de barato que a minha posição possa ser retrógrada, pouco fundamentada teoricamente enfim, anti-pedagógica. Mas então porque diabo é que já ninguém parece saber fazer contas?

E se me disserem que não é importante saber fazer contas "de cabeça", bah - a minha gargalhada de desprezo.


Sem comentários: