novembro 20, 2003

OCIDENTE

Não, não podes permanecer neutral. Já te escolheram o lado.

Por muito que estejas contra os actos de guerra americanos. Por muito que lhes critiques o autismo, o egoísmo, a cega ambição. Por muito que abomines Bush, com aqueles olhinhos de conta, orelhas de abano e inteligência que não ultrapassa os limites do seu quintal.

Por muito que te consideres tolerante, democrata, participante num movimento de solidariedade com todos os seres humanos, apoiante de reformas económicas justas que visem criar uma maior igualdade e justiça social entre todos os países do mundo; dos pobres e oprimidos; das mulheres exploradas; dos emigrantes; dos imigrantes; dos indefesos; dos povos tiranizados, invadidos, ocupados, dictatoriados.

O teu lado é - pelo teu nascimento, pelo bilhete de identidade que ostentas, pelos genes, pela cultura que absorveste consciente ou inconscientemente, pelas tuas posições políticas (que são herdeiras dessa cultura), pelo Deus em que confias ou que mataste - o lado ocidental.

E esta guerra que nos entra pela casa dentro, lá longe, tão perto, cada vez mais perto, é a tua guerra. Concordes ou não com ela.

É a tua guerra.

Sem comentários: