fevereiro 19, 2004

SÍPIA AMB MANDONGUILLES (REBOQUE TURNS GOURMET (V))


Pepe Carvalho teve a arte de me encantar com este mercado de S. Josep. As Ramblas são o coração de Barcelona por causa dele, no seu interior, esperam disponíveis os ingredientes necessários para manjares desejados, imaginários, amantes, ardorosos, repletos, ansiosos, descansados, quotidianos, únicos, criativos, clássicos.

Entrei pela primeira vez em S.Josep numa manhã nevoenta, depois de ter visitado os Gaudi e achei que a sinfonia de formas dos edifícios tinham a sua inspiração nas formas, nas cores, nas sensações que o arquitecto terá vindo aqui beber.

Ainda que a portuguesa "carne de porco alentejana" (o "à" é um deslize linguístico dos tempos) o aplique com sucesso, a junção de carne e marisco num mesmo prato continua a parecer estranha para muitos, pelo menos num primeiro momento.
Não há como ousar:

Misturar 300 gr de carne de vaca picada e 100 gr de carne de porco igualmente picada; juntar 1 dente de alho e um punhado de salsa, uma fatia de pão demolhada em leite, e um ovo, ligeiramente batido. Misturar bem até que a mistura fique homogénea, temperar de sal e pimenta e acrescentar uma colher de café de canela em pó.
Com a massa obtida, formar bolinhas, passá-las por farinha e fritá-las em azeite abundante. Reservar.
Limpar 600gr de lulinhas, cortar em pedaços e cozê-las num tacho tapado em 2,5 dl de vinho tinto, durante uns 15 minutos.
No mesmo azeite onde se fritaram as almôndegas, refogar 1 cela cortada em fatias. Acrescentar o vinho que sobrou da cozedura das lulas, uma colher de farinha, deixar dourar e juntar 200 gr de tomate cortados em pedaços sem pelar, um bouquet garni e 2,5 dl de caldo de peixe. Tapar e deixar cozer uns 15 minutos.
Passar o molho por um coador.
Colocar as almôndegas e as lulas num tacho de barro, cobrir com o molho, cozer tapado no forno durante 20 minutos a 180º; a meio, acrescentar 25gr de pinhões previamente demolhados.

Sem comentários: