fevereiro 02, 2004

RESPOSTA A LAC

Finalmente a discordância (caramba, já me sentia a alternar entre o tio Macelo e o Robison Crusoe!). LAC acordou com a sua capa conservadora e entendeu defendeu a honra da CML santanista face ao que considerou ser um meu ataque de esquerda. Better luck next time: os argumentos que apresentou servem a minha posição e não a contrária. Passo a explicar:

1. "(...)«aos "jovens" é-lhes pedido que paguem projectos, fiscalização, empreitada; que garantam o risco do investimento; que paguem os juros; que assegurem a manutenção...» Será assim tão extraordinário exigir este investimento? (...)"

Faltou o resto da minha citação... cujo sentido é: os jovens investem numa propriedade que não é a sua. Ora este investimento, comparado com o investimento feito na compra de um apartamento (e como expliquei, a diferença de investimento e, principalmente, de risco, não é vantajosa para a reabilitação) não parece ser de molde a angariar muitos interessados.

Respondendo à pergunta de LAC - é extraordinário sim. Principalmente quando os "jovens" não pedem: é antes a CML que lhes quer oferecer algo. E é isso que critico - essa bomba disfarçada de bombom. É como se nos dissessem: "Tenho aqui um projecto óptimo para fazeres que te vai manter ocupado durante um ano e impedir que deixes de trabalhar", e face ao nosso pedido de honorários, respondessem "o quê? Já te estamos a dar o projecto e ainda queres que te paguemos? Mas julgas que isto é a Santa casa da Misericórdia ou quê?".

2. "(...) Parece-me bastante razoável exigir aos interessados que se responsabilizem pela reabilitação. (...)"

Concordo em absoluto. Considerando que os prédios devolutos e degradados são da CML e que, portanto, ela é a maior interessada em que a sua propriedade seja reabilitada é de exigir à interessada que se responsabilize pela recuperação. Se é assim tão bom reabilitar casas municipais degradadas porque é que a CML não o faz, alugando posteriormente os apartamentos a rendas controladas (como faz a EPUL (para venda) com o programa EPUL-Jovem)?

3. "(...) Cada vez mais são necessárias soluções criativas para ajudar a reabilitação do imenso parque habitacional degradado (...)"

Já contribuía com algumas e tenciono contribuir com mais. Não esperem é que sancione barretes políticos como este é. Que os enfie quem quer mas não contem comigo para esse peditório.

Sem comentários: