fevereiro 23, 2004

POLITICAS MUNICIPAIS

Jânio Quadros, depois da travessia no deserto a que o levou a sua demissão da Presidência do Brasil (o seu sucessor, João Goulart seria derrubado pelo golpe militar de 64), conseguiu ser eleito para a prefeitura de São Paulo em 1986. No seu bom estilo, foi autor de decisões que deixaram muito boa gente de boca aberta, compreensivelmente preocupada com o seu estado de saúde mental. Logo na sua tomada de posse tomou a iniciativa de pulverizar a cadeira de prefeito com DDT, "uma vez que nádegas indevidas a ocuparam" (o seu concorrente nas eleições - Fernando Henrique Cardoso - deixara-se fotografar pelos reporteres fotográficos sentado nela). Por exemplo, em 87 proibiu a admissão de alunos homossexuais na Escola Municipal de Bailado. Mas houve uma decisão que me impressionou, não pelo seu impacto ou especial reaccionarismo, mas pela absoluta inoquidade face aos custos que acarretou: um belo dia, publicou o prefeito um decreto ordenando que todos os ônibus da cidade fossem pintados de vermelho. Motivo: tinha estado em Londres e o vermelho dos autocarros de Londres deixara-o bem impressionado.

Li há alguns dias que o nosso prefeito lisboeta tinha visto em Paris os corredores "bus" protegidos de invasões de trânsito privado por lancis e que tinha decidido implementar a mesma solução por aqui. A este ovo de colombo anunciado, acrescentava-se a informação de que o departamento de trânsito desconhecia a iniciativa por completo e a declaração de que "o assunto estava a ser estudado e de que, quando fosse a altura certa, o departamento seria informado".

Registo a ideia peregrina de se estudar um assunto sem consultar os técnicos da autarquia (que são supostamente pagos para estudar assuntos como este) a que se soma a noção da minha distracção: já estive várias vezes em Paris e nunca vi, nas avenidas principais (se calhar deveria ter olhado para as ruas secundárias), lancis a proteger corredores "bus".

Considerando que os assuntos de alta política em que o presidente da CML se envolve não permitem o tempo necessário para que o mesmo estude este assunto sózinho espero que os acessores que o acompanham neste caso lhe expliquem que "lancis" são aquelas coisas altas que delimitam os passeios e que, postos no meio de uma via causarão mais perturbações no tráfego dos transportes públicos que a situação actual. E já agora, que um carro parado junto a uma via "bus" com uma roda furada (ou um eixo partido) pelo embate com um destes "dissuasores", conseguirá mais do que muitos condutores prevaricadores juntos.

Sem comentários: