março 16, 2004

REBOQUE TURNS (HISTORICAL) GOURMET VII

(Re)folheava o "Livro de Mestre João Ribeiro" quando encontrei a ementa do banquete oferecido à rainha Isabel aquando da sua visita a Portugal em 1957 e a que eu me referi há uns posts atrás. Não resisto a publicá-la, acompanhada de uma fotografia do evento:



A selecção dos pratos é deveras curiosa e deverá ter sido objecto de cuidadas discussões:o que servir- cozinha tradicional portuguesa ou cozinha internacional? Quais os pratos preferidos de Sua Majestade? Mestre João Ribeiro, um dos grandes chefes de então (e de sempre), "cozinheiro executivo" do Aviz Hotel e depois do Restaurante Aviz terá pendido para a cozinha internacional, ainda que com algumas referências às origens portuguesas de alguns dos produtos. A escolha da galinha em detrimento da perdiz como seria de esperar no prato "à convento de Alcântara" deverá ter sido da responsabilidade de Salazar, sempre atento à economia (no prefácio do citado livro refere-se que o presidente do Concelho exigia sempre a prévia apresentação de três menus, decidindo-se invariavelmente pelo mais barato).

"Salmão do Minho" é outra referência curiosa: com tão variado e saboroso peixe (em 57 mais do que agora) na nossa costa que o bateria facilmente em gosto, o salmão parece compromisso de aliança, uma homenagem ao gosto britânico através de uma espécie que se podeia encontrar igualmente em Portugal. Bacalhau, claro está, não era para a fidalguia. Pior para eles que deixaram assm de o saborear "à Conde da Guarda", receita famosa da autoria do Mestre.

Finalmente, o doce. Ai as voltas que o senhor Abade de Priscos terá dado no sepultura! Não ficaria o real palato muito mais confortado com um fatia do saboroso pudim da sua autoria?

[ O Livro de Mestre João Ribeiro, organização e fixação do texto - José Labaredas e José Quitério, ed. Assírio e Alvim, Lisboa, 1996]

Sem comentários: