março 20, 2004

QUINTA DAS CONCHAS - UMA BATALHA PERDIDA?



A Quinta das Conchas é um imenso parque urbano situado no Lumiar, "nacionalizado" em 1974. Durante anos e apesar do pouco investimento feito pela Câmara serviu a sua função de campo de jogos, retiro de reformados, passeio de avós e netos, cenário para idílios amorosos, sem sobressaltos de maior e sem maiores pretensões.



Com o desenvolvimento do projecto do "Alto do Lumiar" (recrismado "Alta de Lisboa" na esperança de atrair mais compradores) começou a desenhar-se uma tentativa de o cortar ao meio com uma via rodoviária que permitisse um atalho aos habitantes do condomínio seu vizinho.

Fizeram-se manifestações e elaboraram-se protestos. Os representantes camarários juraram pela saúde da mãezinha que não havia um pingo de hipótese dos receios virem a ser rrealidade. Confrontados com o derrube parcial do muro separador do parque logo ameaçaram a SGAL com pesadas multas e a intimaram a repôr o dito.

Ontem, passei pelo Parque. Não passeei muito porque estava quase todo vedado - as 'obras prometidas pelo presidente', pensei. Indo por caminhos ainda possíveis, dei com o troço do muro junto ao tal condomínio completamente deseparecido. Junto as fotos - este caminho não está mesmo a pedir uma pavimentaçãozinha que permita a circulação dos carros dos moradores?



Sem comentários: