março 26, 2004

O CAMINHO DAS PEDRAS

Não sou original no que vou escrever, muitos o disseram e debateram já: uma das características mais fascinantes da internet é a possibilidade de ir descobrindo mundos à medida que se vai saltando de link em link. Acredito que os blogs nasçam quase todos de um sentimento hedonista de fazer do ecran do computador um espelho; no entanto, para além de reflexos do seu autor, eles são elos de uma corrente infinita em constante alteração - que tal usar essa identidade, ampliá-la, reconstruí-la e no caminho complementar essa mesma auto-imagem?

O Daniel, publica uma colecção de links heterogéneos. Eu bisbilhoto-os e salto para outros links. Encontro o livro de Dan Eldon ( The Journey is the Destination) e deslumbro-me, como me sempre acontece quando encontro estas obras, diários multi-camada, feitos de palavras, imagens, reconstruções de imagens, trabalhos do olhar e do sentir sobre outros olhares e outros sentires.

Dan Eldon era um fotojornalista e morreu em serviço na Somália, apedrejado por uma multidão ignorante (haverá multidões inteligentes?). Morte bíblica e pessoana (morre jovem quem os deuses amam...). A mãe, antiga jornalista, editou os diários do filho e publicou uma selecção do mesmos neste livro.

Se eu conseguisse fazer no meu planeta o equivalente informático destes "journals" era um homem feliz.

Sem comentários: