maio 09, 2004

BLOGNEWS

Um.
Noto um certo cansaço na lusa blogolândia. Uma cada vez mais reduzida circulação de olhares pelos escritos dos outros, uma cada vez maior circulação em circuito fechado tu citas-me a mim, eu cito-te a ti, somos amigos, colegas, camaradas de partido. Talvez tudo isto tenha a ver com a repetição de ideias ou tiques, talvez tenha a ver com a transposição das capelinhas nacionais para o mundo internético. Jornalistas que escrevem por aqui e são lidos (e comentados) pelos colegas que, por sua vez, também têm o seu blog e são reciprocamente lidos e comentados. Berloquistas de esquerda e neo-cons lidos e citados reciprocamente. Escritores, poetas e aspirantes a. Há também todos os outros - muitos e muitos deles de muito boa qualidade (talvez de maior qualidade) - e se calhar todos estes olhares seriam merecedores de maior atenção e leitura do que os primeiros. Porque não têm o tempo de antena "no exterior", porque têm um olhar diferente. Porque, sendo a internet um outro espaço, mau seria se fosse apenas a repetição dos espaços habituais. Será por isso que este abrandamento de interesse surge.

Dois.
O Abrupto faz um ano e o mundo embandeira em arco. Confesso que também eu fui seu leitor assíduo. Mas cansei-me do seu autismo e do feroz egotismo - chega a aproximar-se do tom dos diários de Lazarote - das suas palavras. JPP tem a sua agenda e o seu percurso faz-se usando a blogolândia sem servir a blogolândia. Para ser usado sem receber nada em troca já me bastam os dias de eleições.

Sem comentários: