setembro 15, 2004

ALTO E PAIRA O BAILE!

Escrevia eu há uns dias acerca da intromissão dispendiosa do Museu da Cidade nas obras das zonas históricas que a lei prevê. Nem de propósito: o Expresso anunciava no fim-de-semana passado o embargo das obras do parque de estacionamento do Largo das Portas do Sol por, alegadamente, não se ter submetido um projecto de alterações à análise das autoridades competentes.


Este projecto está previsto no "Plano de Urbanização de Alfama" aprovado, se não me falha a memória, em 1996. A falta de verbas e a velocidade de decisão da autarquia levaram a que só agora a empreitada tenha sido lançada e adjudicada - para imediatamente ter sido embargada, diria eu, "sine die".
Não se sabe quanto tempo irá durar a campanha arqueológica. Sabe-se, com toda a certeza que irá ser muito cara.


E aos comerciantes - os poucos que ainda há - só lhes resta confinarem-se aos seus clientes do bairro, já que aos forasteiros automobilizados não lhes resta outra alternativa que a partida para outros bairros já que, com a proibição de estacionamento na freguesia do Castelo e com a extinção - para instalação do estaleiro - dos poucos lugares de estacionamento que havia no largo, não há sítio para pararem. Economia de subsistência, tão longe da necessidade de "auto-sustentação" do bairro, buzzword que tantas vezes ouvi vinda da boca dos responsáveis...

Sem comentários: