abril 07, 2004

SOBRE FOTOGRAFIA

Confesso-me perdido no meio da fotografia: dizendo-o simplesmente, quais são as regras? Normalmente procuro ler uma fotografia como leio uma pintura, mas tenho dúvidas que as mesmas regras se apliquem. Como distinguir então o trigo do joio, o lixo informativo (que não informa) da obra de arte?
(Eu sei que este é um começo um bocado pomposo, mas bear with me)
As quase únicas armas de que disponho são as do meu gosto e dos meus sentidos - a fotografia indispõe-me? predispõe-me? inspira-me? desespera-me? - mas, como sempre marcado pela racionalidade do mundo, encho-me de dúvidas quando o caminho é inverso e são as minhas fotografias que partem ao encontro de olhares outros.
Havendo várias categorias de fotografia haverá várias regras? Mas as regras não são feitas para serem quebradas?
Acho que a diferença fica com quem as quebra, o olvido para quem as ignora.

Sem comentários: