abril 16, 2004

FLORIPA

A cidade capital do Estado de Santa Catarina (o segundo mais a sul do Brasil) mudou de nome no final do século dezanove. Motivo? A vitória de um presidente sobre um grupo de opositores neste Estado que se traduziu num banho de sangue, aproveitado, como é hábito nestas coisas de "limpezas" políticas, para a eliminação de concorrentes, inimigos pessoais e demais inocentes que se viram colocados no lado errado da barricada. O esmagamento da oposição foi tão violento e gerou tantos anticorpos na sociedade que ainda hoje os habitantes da capital evitam habilmente o uso do nome oficial, amaneirando-o para um termo mais floral.
O presidente foi Floriano Peixoto e a cidade - que era Nossa Senhora dos Desterrados (os açorianos para aqui "emigrados") passou a cidade do presidente - Florianopolis. E aqui o nome secou. Em todo o estado não existe nem mais uma rua, praça ou monumento dedicado ao fogoso caudilho. Ao contrário do resto do país.
Acrescente-se que a homenagem foi feita em vida do homenageado e promovida... pelo mesmo. Deve ser caso único de hedonismo não reparado após a morte do autor.

Sem comentários: