julho 08, 2004

LA IKEA



Eu provinciano me confesso: nunca fui em excursão a uma das mega-lojas da IKEA em Espanha. Aliás, antes da instalação da dita, nunca tinha ouvido falar dela.
Fui visitá-la um dia destes e engrossei a fila de basbaques que, de saco da feira debaixo do braço, lápis enfiado nos dedos em equilíbrio com o catálogo e a folha das encomendas, olhos esbugalhados de admiração e boca aberta de êxtase, deambulavam pelo enorme espaço. Eu, que não gosto do Algarve porque me julgo um elitista de bom-gosto, que fujo da Costa da Caparica porque não tenho paciência nem para as filas da ponte nem para os Nelos, as Kátias, os pit-bulls que pela trela passeiam aspirantes a marginais de gang, a falta de espaço e o excesso de berros, vi-me assim metido numa procissão de parolos, não sei se mais motivados pela diferença de design oferecida se pelos preços de feira de ciganos que as etiquetas ostentavam. Irrealidade ou súbito aumento de rendimentos? Tirando o facto óbvio de serem fabricados nos confins do mundo que habitualmente até as aulas de Geografia liceais têm por hábito esquecer, pátria de todos os ignorados explorados&ofendidos que enchem páginas e páginas de folhetos de ONG's bem-intencionadas, de revistas de Domingo e de editoriais tipo Laurinda-Alves-quando-acorda-com-uma-vontade-enorme-de-abraçar-o-mundo, tirando o óbvio facto da redução de preço obtida pela sua fabricação em série, tirando o óbvio facto de serem repetida, monótona e globalmente expostos para venda e consumo no resto do mundo onde os explorados&ofendidos o são mais dissimuladamente, a explicação para tais preços escapa-me.
Bom. Dei de caras com um moinho de pimenta com um decidido ar eficaz&horroroso - é o habitual no Braz&Braz; é o habitual nas festas de aldeia onde almocreves globetrotters expõem os produtos que sobraram da festa da aldeia anterior; é habitual até no Ministério das Finanças! mas aqui? Fiquei na dúvida outra vez.
(Devo dizer que tenho uma história longa de desamores com moinhos de pimenta que começa na Habitat de onde proveio o meu primeiro moinho com pedigree, lindo na sua madeira polida mas com tão má concepção que encravou no primeiro grão a sério que encontrou como um dente cariado por onde se enfia uma graínha de uva mal-intencionada (gemeu, gemeu e recusou-se a mastigar) e que se prolonga até à mais recente experiência com um espécime transparente, esbelto, de tecnologia garantida mas que sempre se recusou a moer grãos de diâmetro superior aos da mostarda.)
Voltando ao moinho IKEA: envolvido pela febre consumista que me cercava, envergonhado já pela ausência de saco das compras no sovaquilho, derrotado pelo carácter solitário do meu passeio - sem jovem-nubente-entusiasmada-a-comprar-os-últimos-tarecos-para-a-casa-nova, nem agregado-familiar-completo-mãe-filhos-e-sogra-a-remodelar-o-quarto-do-puto-que-está-grande-e-não-quer-os-posteres-do-arry-póter-do-ano-passado-e-já-agora-mudamos-a-caminha-da-vanessa-cristina, nem sequer companheira-encantada-por-poder-pôr-móveis-com-design-sem-gastar-balúrdios - peguei ostentoso num exemplar - o meu oscar!, a minha ordem do infante! - e lá percorri os restantes 20 quilómetros de corredores marcados no chão e entaipados pelos milhares de peças à venda, até à fila mais curta que consegui encontrar no terminal da caixas registadoras.
Olhei, sereno e ufano para os meus companheiros de aventura. No meio dos candeeiros de pé, das rectangulares caixas de móveis, dos sacos tamanho família a abarrotar de estranhas desconstruções de futuras formas domésticas reconhecíveis, era também um vencedor. Vencera a depressão cinzenta das lojas de móveis e artefactos nacionais. Vencera a exploração violenta das lojas de decoração das avenidas novas. Vencera finalmente séculos e séculos de periferia europeia. O moinho era meu.

Epílogo - Como, enquanto escrevo, uma sanduiche (uma sandes, uma sande) de queijo fresco, perfumado com um tapete vulcânico de pimenta ralada no meu moinho novo. Tirando a necessária adaptação a um vazamento tão exuberante face às pinguices dos modelos anteriores, sou um homem realizado. A única coisa que me perturba é ter uma amiga a telefonar-me irritada porque, informa-me ela, os preços do IKEA de Madrid são muito mais reduzidos do que os daqui. Não lhe serve de nada eu dizer-lhe que o poder de compra dos espanhois é largamente inferior ao nosso - eles têm de pagar impostos... Teimosa, não se desconvence que a causa está no acordo de preços afixado entre os suecos e os tremelentes concorrentes nacionais. A mim, que não acredito em teorias da conspiração, custa-me a crer.

Sem comentários: