outubro 12, 2004

MICHAEL PALIN NA 2:

Depois da sua participação na melhor troupe humorística televisiva de sempre até ao aparecimento de Jerry Seinfeld (que, a propósito, também está em re-exibição na SICRadical em vários dias da semana, a preparar-nos para a orgia de Novembro com o lançamento dos DVDs das 3 primeiras épocas) e em filmes de humor e sucesso vário, Michael Palin encetou uma outra carreira como viajante ao serviço da BBC.
Continuando a longa tradição anglo-saxónica de exploradores-escritores, Palin transformou-se no "explorador" televisivo por excelência, deixando a milhas a concorrência fraquinha cujos exemplos o canal People & Arts se entretém a mostrar. Bom, a casa-mãe produtora é a BBC que nem agora nestes tempos conturbados se permite produtos fora da legendária "qualidade BBC" - o que também ajuda. Mas Palin, para além de evidentemente muito bem preparado (briefed?) para o que vai encontrar, assume uma postura que, não sendo neutra nem perdendo o humor que sempre o acompanhou, é a de respeito pelo que vê e com quem interage.
Começou por seguir os passos de Phileas Fogg e apresentou "Around the World in 80 Days", continuou com "From Pole to Pole", a tentativa de ligar os dois polos pelo máximo percurso possível por via terrestre". Recentemente vi na 2: o "Sahara", o périplo pelo conhecido deserto. Hoje, apanhei por acaso o "Himalaya" e já não fiz mais nada. Descobri agora no site dele que já tinha perdido (ou a televisão esqueceu-se de mo apresentar, coisas da concorrência) mais umas quantas viagens: "Full Circle" e "Hemingway".
Para quem, como eu, colecciona tudo o que apanha de literatura de viagem - leiam por exemplo Theroux, leiam - claro! - Chatwin, leiam Rosa Mendes, por exemplo - ver estas "aventuras" é um divertimento.
Não haverá por aí um produtor interessado em financiar as minhas próprias viagens? Juro pela minha saúde que não se ia arrepender com o resultado final.

Sem comentários: