agosto 04, 2004

A LEI DAS RENDAS part II

Há dias, tive uma peça com uma colega, a propósito dos bairros históricos de Lisboa. A tudo, respondia "sim, a culpa é da lei das rendas; ela é que está a entravar tudo".
Eu falava dos prédios em risco, das estruturas não preparadas para enfrentar sismos e ela respondia "sim, a culpa é da lei das rendas..."
Eu aludia à incongruência de se gastarem milhões com prédios cujos fogos não proporcionam, nem de perto nem de longe, condições mínimas de qualidade e lá vinha ela "pois, a lei das rendas... ".
"Mas que raio tem a lei das rendas a ver com a incoerência de se gastar dinheiro para melhorar as condições de vida dos cidadãos em fogos com 16 m2 de área?". "Claro, se a lei das rendas fosse mudada..."
Insistia, "Então a culpa é das rendas se o Estado não faz obras nos seus edifícios? " "sim, a lei das rendas... ". "A Câmara também não tem dinheiro para fazer obras nos seus prédios por culpa das rendas? " "Claro, se a lei das rendas fosse mudada, os senhorios tinham dinheiro... "
Eu devia calcular, pelo seu emprego actual, que estava a assistir em primeira mão à versão direita da célebre cassete comunista.

Sem comentários: