agosto 03, 2004

E CAIEM PRÉDIOS EM LISBOA...



[ fonte: SIC Notícias]

[Notas soltas em frente aos telejornais da tarde]
Mais um prédio a desistir de estar em pé. Aparato mediático.
"Eu senti há coisa de seis meses cair o rés-do-chão (...)" "Eu não dormia... só pensava em ficar ali debaixo daquilo tudo" "Fiz um sotãozinho na cozinha para os meus filhos lá dormirem" "Vim para aqui há 46 anos pagar 350 escudos que era muito para a época"
Presidente da Câmara corajoso ao afirmar que há centenas de prédios em risco igual a este. Pena não ter reconhecido que muitos são de propriedade camarária.
Se bem percebo as queixas, a "culpa" é da Câmara por não ter feito obras coercivas. Seria, se a política fosse fazer coercivas sempre, apesar de não haver dinheiro para tudo.
O reporter da RTP em reportagem de risco, num périplo à volta do que resta do edifício. Péssimo estado de conservação. Como é possível este deixa andar. Claro que é possível. Os técnicos refreiam-se de interditar excepto em casos críticos por causa dos problemas sociais. Quem realoja onde? Quem paga?
Volta-se sempre ao tema das rendas, à lei das rendas. Na subtil pergunta da jornalista (a que a inquilina não respondeu), nas desculpas dos senhorios (que se recusam a fazer investimentos a fundo perdido), na inoperância da Câmara, sem coragem para interditar e desalojar.
Ainda que defensor de uma liberalização controlada, assustam-me a personalidade e a ideologia dos neo-cons que se preparam para a fazer.
[ver vídeo aqui]

Sem comentários: