março 31, 2005

JOÃO PAULO II - A PROXIMIDADE DA OUTRA VIDA

Agora que parece confirmar-se a notícia da extrema-unção dada a João Paulo II e que as especulações acerca dos seus possíveis sucessores começam a circular com mais intensidade, recordo uma "ferroada" que um jesuíta amigo me contou há muitos anos:

"Deus aparece a João Paulo II durante as suas orações e concede-lhe a resposta a três perguntas.
Sua Santidade pergunta:
- Será que algum dia as mulheres serão ordenadas padres?
- Meu filho, responde-lhe Deus, isso não acontecerá durante a tua vida.
- E será que algum dia o comunismo dominará o mundo?
- Meu filho, isso não acontecerá durante a vida dos homens.
Mais animado, o Papa avança uma pergunta mais pessoal:
- E quando voltará a haver um Papa polaco?
-Ah meu filho, responde Deus com ar grave, isso não acontecerá na minha vida!"

A ferroada justificava-se. No pontificado do presente pontífice, a Companhia de Jesus foi perdendo o poder e influência que sempre deteve na Cúria Romana (apesar do voto que todo o jesuíta faz de não ocupar cargos de poder eclesiástico) a favor de uma entidade que lhe é tão intrínsecamente antagónica como a Opus Dei.
Será muito interessante de seguir a silenciosa disputa de poder que se seguirá ao falecimento do presente Papa. Conseguirá a obra de Deus assegurar o lugar para um dos que lhe são favoráveis? Assistiremos à sua substituição pela emergente Comunhão e Libertação? Ou uma vaga de fundo dos que ainda preferem a palavra de Jesus à palavra da intolerância colocará na cadeira de Pedro um reformista progressista?
E como as personalidades deste país persistem em ser hipóteses para lugares-chave internacionais, será que, quando o Habemus Papa! fôr triunfantemente declamado da varanda do Vaticano, teremos a satisfação de ver assomar como tal o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo?

Sem comentários: