junho 17, 2005

A VER PASSAR COMBOIOS

"Turismo de arquitectura".
Ora aqui está uma boa razão para construir. Estou mesmo a ver o D. Manuel a despachar -"contratem-me aí um arquitecto desses bons para fazer uma igreja ali para os lados de Belém, assim em grande com muitos ornatos que é para as pastelarias da zona estarem sempre cheias de turistas!" Ou o D. João I a exigir ao Afonso Domingues "com muitas espiras, com muitas espiras que é para os turistas as verem ao longe! e as salas amplas que é para aquilo se encher de grupos grandes! não se esqueça que são cinquenta por camioneta - e já agora faça-me um terreiro em condições que é para elas poderem manobrar à vontade!"...

Já ao Pedro Santana Lopes a ideia parece ter calhado bem: "contrata-se aquele gajo do Goldeneye do País Basco, aquele das curvas e tal e enche-se o olho para as próximas eleições e ainda se tem publicidade de borla com as revistas a fazerem reportagens e tal".
Pena que ninguém tenha feito contas e percebido que, só com os honorários do gajo, se podia montar o museu de arte contemporânea que o Berardo reclama no coiso adjacente à pala do outro gajo, aquele que também traz turistas a Portugal. E tenho a certeza que um museu bem feito, bem contemporâneo, para além de nos cultivar, também se encheria de visitantes estrangeiros. E não era preciso embarrilar meia-dúzia de artistas com a miragem de uma revista à portuguesa renascida das cinzas.


Image hosted by Photobucket.com



Mas construa-se para as massas turísticas. É bem.

Sem comentários: