junho 29, 2005

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (VII)

SegundO versão corrigida do relatório do orçamento rectificativo
Governo revê em baixa despesa para 49,3 por cento do PIB
A versão corrigida do orçamento rectificativo, entregue hoje na Assembleia da República, prevê que a despesa pública total em 2005 atinja os 49,3 por cento do Produto Interno Bruto, o que representa uma revisão em baixa de 1238,8 milhões de euros face ao documento apresentado na semana passada.


[Público, edição electrónica]


MAS AFINAL 9 VEZES 3 SÃO OU NÃO SÃO 27???

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (VI)

O mINISTRo da jUStiça quer despenalizar a emissão de cheques carecas para ""libertar" os tribunais.

Que bom. Suponho que, a seguir, proponha a não aceitação pelos tribunais dos processos por calote. Não só "libertaria" muito mais os tribunais como isentaria o Estado do pagamento aos seus inúmeros credores. E como faria maravilhas pela diminuição do défice... Oh, como faria!...

junho 28, 2005

A PERGUNTA DO FIM-DE-SEMANA PASSADO

"Mas então o Papá já não vai ser o pusidente da camba?"
(Diniz, ano e tal)

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (V)

Sampaio ainda não ter dito este ano que há vida para além do défice.

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (IV)

A promessa do Governo de que, até ao final do ano, será criada legislação que proíba o cruzamento de uma via rodoviária com a pista de um aeroporto.

"Actual legislação "é omissa"
Governo prepara alterações à lei aeroportuária após acidente em Espinho
O Governo anunciou hoje que se prepara para proceder a alterações na legislação aeroportuária, depois da colisão entre uma avioneta e um automóvel, ontem, em Espinho, da qual resultou um morto e um ferido grave."

[in Publico, edição electrónica]

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (III)

A rectificação ao orçamento rectificativo.

O Ministério das Finanças reconheceu hoje a existência de "incorrecções", e não de erros, na informação compilada pela Direcção-Geral do Orçamento e tratada num relatório apresentado juntamente com o orçamento rectificativo para 2005.
[in Publico, edição electrónica]

PALAVRAS CARAS

Binómio cinotécnico

ÚLTIMA HORA

Explosão na zona histórica do Porto. Bomba ou bilha de gás defeituosa?

junho 27, 2005

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (II)

A voz de Fátima Campos Ferreira.

MOMENTOS QUE NOS ENTERNECEM DE FELICIDADE (I)

Cristiano Ronaldo encantado com a perspectiva de ter 10% de desconto nas compras que faz e com a possibilidade de ter a hipoteca da casa paga, na publicidade ao carão de crédito de um banco.

junho 23, 2005

ORLANDO

Sic gloria transit mundi et all, massão sempre os menores que nos chateiam o quotidiano com a sua notoriedade, enquanto as formigas de génio passam sossegadamente do outro lado do espelho. Muitas vezes tarde, oh tarde, se descobrem os estados e as gentes, herdeiros de uma obra fundamental. Muitas vezs nunca.

Orlando Ribeiro encantou discípulos e muitos outros que tiveram o privilégio de aceitar o acaso que os fez cruzarem-se com o caminho do mestre. Felizmente que - à falta da presença da esmagadora maioria das suas obras nas livrarias - existe a net e um grupo de resistentes lusos aldeões que iniciaram a disponibilização do seu trabalho na mesma.

E dias e dias e dias levará a lenta e absolutamente savariniana digressão pelos seus corredores.



Ponto de partida pessoalíssimo mas transmitível: os seus cadernos de viagens. Para mim, que sou como sou, um absoluto fascínio.

Rodapé - Obrigado a quem de direito pelo fornecimento das pistas

BLOGÁGIO

O mundo segundo Clara Pinto Correia parece andar também pela blogolândia:

1. O texto original:

O terror estalinista não deixou de integrar, por vezes, uma certa dose de ironia. Nikolai Yezhov, o jovem que na primeira imagem acompanha Estaline e Molotov, foi morto em 1940 com um tiro na nuca. Quando, logo de seguida, foi removido da fotografia oficial, substituiram-no pela corrente do Canal Volga-Moscovo. De facto, Yezhov, nesta altura chefe do NKVD (a polícia secreta), fora comissário do povo para os assuntos das águas.

2. A caixa de comentários:

http://www.newseum.org/berlinwal...es/ vanishes.htm
a fonte Email Homepage 22.06.05 - 6:31 am #

--------------------------------------------------------------------------------

A Noite errou
O post estava "em caixa" há dias e depois foi para o ar sem ser, de facto, devidamente tratado. Agradeço à Fonte, que logo pela manhã-quase-madrugada se defendeu a si própria (e sem a qual o erro de lesa-autor se manteria). E ao Plágio também, que se ficou por um cerrado mas eloquente silêncio.
Foi entretanto integrado o link que deveria lá estar desde o início.
RB Email Homepage 22.06.05 - 8:09 am #

3. O post referido por "a fonte" :

THE COMISSAR VANISHES

Stalin's bloody reign is not without certain irony. Nikolai Yezhov, the young man strolling with Stalin, is shot in 1940. It seems only fitting that when Yezhov is removed from the photograph he is replaced by the waters of the Moscow-Volga Canal. Yezhov was commissar of water transport.


4. O post na sua versão final :

O terror estalinista não deixou de integrar, por vezes, uma certa dose de ironia. Nikolai Yezhov, o jovem que na primeira imagem acompanha Estaline e Molotov, foi morto em 1940 com um tiro na nuca. Quando, logo de seguida, foi removido da fotografia oficial, substituiram-no pela corrente do Canal Volga-Moscovo. De facto, Yezhov, nesta altura chefe do NKVD (a polícia secreta), fora comissário do povo para os assuntos das águas.
Reprodução e tradução (adaptada) de The Commissar Vanishes


E não, eu não sou "a fonte" e muito menos o Viriato.

junho 22, 2005

BERGMAN

... o Sarabande, edição do Público da passada 2ªfeira, compraram?

Well, you should have

junho 19, 2005

AUTOPSICOGRAFIA (II)

"Chegou a hora de falar verdade: os portugueses vão ver melhorar a suas condições de vida daqui a 3 anos" diz Jorge Coelho.

Nem mais. Daqui a 3 anos é véspera das próximas eleições, não é?

AUTOPSICOGRAFIA

"Chegou a hora de falar verdade" diz Jorge Coelho.
Podia ter chegado na campanha eleitoral...

FÓRMULA 1 AO RUBRO

Deixo a televisão só um momento para partilhar a extrema emoção de que se está a revestir a corrida de Fórmula 1 a decorrer em Indianapolis. Fantástico!
Catorze carros a desistir entre o final da volta de aquecimento e a partida.
E o Tiago Monteiro com possibilidade de subir ao pódio!!!
Já só faltam 70 voltas (se não desistirem todos) e à sua frente só os dois Ferrari.
Notável!

ADENDA 1 -
14 segundos de paragem na box para Schumacher. Todo o tempo do mundo... E Barrichello passa para a frente! Emocianante... <-0
ADENDA 2 -
A Ferrari parece o Benfica e o realizador da emissão o directo d'A Bola... Para cada meia hora de tempo de antena para os encarnados, 10 segundos para o Monteiro. É bem feita que os dois desistam.

junho 18, 2005

100 ASSESSORES NO FUNDO DO MAR: UM BOM PRINCÍPIO?

Não, os políticos não são a pior coisa de Portugal porque, sendo figuras públicas, têm de, pelo menos, manter uma aparência de dignidade, de honestidade, de transparência de processos. Verdadeiras eminências pardas do regime, é aos assessores que compete, entre outras tarefas porventura mais nobres, tratar dos assuntos inomináveis, desenvolver os contactos inconfirmáveis, numa palavra sujar as mãos (e o resto) e vender a alma ao diabo sempre que a evolução da coisa política o torne necessário. Pôr a cabeça no cepo quando os assuntos se tornam públicos e dar a liberdade ao chefe de assobiar para o lado e dizer que não tinha conhecimento de nada.
A capa do Expresso de hoje continua a história de uma dessas fugazes personagens que, por acasos do destino tive o desprazer de encontrar por interpostas pessoas várias vezes ao longo dos últimos 10 anos. A subida foi rápida. Será que a queda terá a mesma velocidade ou ainda lhe restarão mais 6 vidas?

junho 17, 2005

PERGUNTA REACCIONÁRIA DA SEMANA

Será que os nhardos que fizeram estalar foguetes em Almada na noite de 4 de Dezembro de 1980 estavam na procissão de S. Álvaro que percorreu Lisboa na passada 4ª feira entre a Avenida da Liberdade e o Alto de S. João?
Ou terão entretanto caído como folhas secas?

CAMPANHA (II)

O próximo cartaz da campanha de Manuel Maria Cadilhe ehhh... Carrilho:


Image hosted by Photobucket.com


(Já é um bocadinho requentada mas a pedido de muitas famílias... )

A VER AS VACAS PASSAREM

Image hosted by Photobucket.com

Ora aqui está um bom exemplar de arquitectura turística... Ou agrimensura balística... Ou agricultura paisagística... Ou horticultura logística... Ou... PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ! PAPÁ!

A VER PASSAR COMBOIOS

"Turismo de arquitectura".
Ora aqui está uma boa razão para construir. Estou mesmo a ver o D. Manuel a despachar -"contratem-me aí um arquitecto desses bons para fazer uma igreja ali para os lados de Belém, assim em grande com muitos ornatos que é para as pastelarias da zona estarem sempre cheias de turistas!" Ou o D. João I a exigir ao Afonso Domingues "com muitas espiras, com muitas espiras que é para os turistas as verem ao longe! e as salas amplas que é para aquilo se encher de grupos grandes! não se esqueça que são cinquenta por camioneta - e já agora faça-me um terreiro em condições que é para elas poderem manobrar à vontade!"...

Já ao Pedro Santana Lopes a ideia parece ter calhado bem: "contrata-se aquele gajo do Goldeneye do País Basco, aquele das curvas e tal e enche-se o olho para as próximas eleições e ainda se tem publicidade de borla com as revistas a fazerem reportagens e tal".
Pena que ninguém tenha feito contas e percebido que, só com os honorários do gajo, se podia montar o museu de arte contemporânea que o Berardo reclama no coiso adjacente à pala do outro gajo, aquele que também traz turistas a Portugal. E tenho a certeza que um museu bem feito, bem contemporâneo, para além de nos cultivar, também se encheria de visitantes estrangeiros. E não era preciso embarrilar meia-dúzia de artistas com a miragem de uma revista à portuguesa renascida das cinzas.


Image hosted by Photobucket.com



Mas construa-se para as massas turísticas. É bem.

junho 15, 2005

UM FIM CONDIGNO

"- Então o Cunhal lá se foi...
- Sim... olha, está a ser agora o enterro
- Pró Alto de S. João?
- Sim, vai ser caramelizado..."

[Ouvido hoje na pastelaria Luanda, local de encontro do movimento surrealista]

EUGENIA

M nunca gostou de Eugénio; S trá-lo consigo no coração.

Faz sentido.

Para quem se criou no realismo socialista, a urgência do amor soa a gadanhice, franqueza fraca.
Para quem vive - como os non engagés vivem - num mundo de sentidos e sentimentos, Eugénio é muito bom, sabe muito bem.

Sendo eu filho da contra-revolução, naturalmente me inclino para Eugénio. Que se lixem as ortodoxias. Uma página sua vale por mil revoluções.

junho 14, 2005

A ÚLTIMA FOLHA SECA

Image hosted by Photobucket.com




[A partir de imagens da net - vários endereços]

COME OUT COME OUT WHEREVER YOU ARE

O sitemeter é um bzidróglio maravilhoso para os cuscos como eu que gostam de conhecer as origens dos visitantes do Planeta. Mas, por maravilhoso que seja, escapam-lhe ainda todos os anónimos que insistem em teclar directamente o endereço, sem passar pelo link fácil de qualquer casa conhecida. Como, ainda por cima, quase todos entram e saem em pézinhos de lã (i.e. sem comentar o que quer que seja (arrastando este silêncio uma outra Questão: "porque diabo não se atrevem/arriscam/se dão ao trabalho de comentar?")) não faço a mínima ideia de quem são, o que fazem, porque veêm (veem? vêm?).

Daí o meu desafio: não se querem apresentar (o mail está na coluna ao lado, fica garantida a privacidade das respostas), não querem sair do armário?

[saem: estranha como tudo; parece nome de equipa de ciclismo. Já saiem é lisboeta, como eu; não sei por que raio é que hei-de obedecer à norma (para além de me evitar uma reguada nas orelhas)]

TOLENTINO

Coincidentemente, com a notícia da morte de Eugénio, surgiram-me, enviadas, palavras de Tolentino Mendonça:

"perdemos repentinamente a profundidade dos campos, os enigmas singulares, a claridade que juramos conservar... mas levamos anos a esquecer alguém que nos olhou."

EUGÉNIO

Haverá algo de egoísta nisto, mas preferia que Cunhal tivesse morrido noutro dia para que o país pudesse homenagear devidamente a passagem de Eugénio.

junho 08, 2005

CAMPANHA (I)

Image hosted by Photobucket.com

Isto é um cartaz do José Sá Fernandes que tem o apoio do BE ou é um cartaz do BE a apoiar o JSF?

OLHA O KUNAMI FRESQUINHO !!!!!!!!!!!!!

Image hosted by Photobucket.com

PERGUNTA

- Porque é que o Presidente da República continua a ter assegurada uma reforma vitalícia?

- Porque é o único titular de cargos políticos que não tem garantido um lugar dourado na iniciativa privada ou em instâncias internacionais...

junho 07, 2005

DUALIDADES

Uma auto-estrada vai passar, qual tonitruante ferida, por entre as janelas habitadas do Lumiar. Face à destruição que se avizinha de um troço do Aqueduto por causa do sossego dos habitantes do bairro de Sta. Cruz, não percebo porque é que a mesma solução de túnel não foi seguida neste caso. Será questão de amizades bem colocadas?

junho 05, 2005

IRISH BREW

Por vezes sou um fundamentalista - não sei se é da minha costeleta alemã, se a idade já começou também a contribuir para também este peditório. O que vale é que também nisto eu acho que as regras se fizeram para ser quebradas - principalmente se concluo que, como estão, não valem rigorosamente um caracol.

Tinha (sim tinha, esta é, obviamente a história (estória é ridículo, parece invenção de jornalista sénior de ABola (quem sou eu para contradizer a gramática fundamental dos futebolistas portugueses nascidos antes da era pós-Queiroz, mas enfim)) de mais um fundamentalismo abandonado, o que seria das crónicas sem estas perturbações à ordem natural das coisas pessoais...)(bom, voltando à história... história sim, não estória...) eu a política de beber cerveja irlandesa à mesma temperatura do vinho tinto (já experimentaram beber uma Guiness estupidamente gelada? pois estupidamente é a palavra certa... o líquido resultante parece a água de lavagem de um barril esvaziado da dita).


Image hosted by Photobucket.com


A semana passada parei numa tarde de canícula num desses estabelecimentos modernos que vende à pressão mais do que a guerra Sagres/SuperBock permite na maioria dos estabelecimentos comerciais deste país. Fiel, pedi uma Guiness morna. Não havia - só Kilkenny. Pois que viesse a dita, comodamente morna.

Image hosted by Photobucket.com

Refiz a minha premissa. Há cervejas que precisam de gelo como de pão para a boca para disfarçar o mau carácter. São como o vinho carrascão...

CADERNO DE VIAGEM - GUINCHO (II)

Viver numa ilha teria a vantagem de ver este mar no matter were you'd be


Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com
Sunset, sunrise, sunburn, o mar, o vento, o sal, e quem diz que a vida é uma monotonia?

DE PASSAGEM

"Música absolutamente sublime", oiço no meio de um texto, na antena 2.

Ora aí está. Toda a música tocada deveria ser assim.