junho 28, 2004

MUDANÇAS

Curiosíssima mudança neste internético e blogueiro mundo. Não, não foi o Europeu de futebol a criar unanimidades e a arregimentar forças. Num dado momento, a todos quantos por aqui escrevem parace ter assomado um princípio de cidadania: uma consciência que, para uns foi de ultraje, para outros foi de rebeldia perante o perpétuo estado de certeza que sobre as suas cabeças o Estado se permite assegurar. Uma rebeldia que nuns foi criada no seu antagonismo político e noutros num antagonismo de princípios. Em todos uma certeza: de que a sua voz conta.
Confesso que nunca assisti a uma exigência de democracia tão praticada, tão tomada nas mãos, tão longe de gritos de rua ou de slogans partidários.
É estranho - e ao mesmo tempo sinal de uma segunda vida deste espaço de espaços - ver Pacheco Pereira (simultaneamente o responsável pelo começo da divulgação dos blogs comunicar e o maior avesso a um cruzamento de citações) a comunicar com outras páginas, apelar à sua participação cívica maciça; ver posições comuns entre blogs de extrema esquerda e outros que nem por isso; ver espantos e demonstrações de repúdio por mãos que nunca estiveram muito longe do partido do governo.
Uma segunda vida.
Espero que seja também sinal de uma segunda chance para o país, nestes esquisitos tempos.

Sem comentários: